segunda-feira, 25 de julho de 2011

INCLUSÃO PELA ARTE

Buscar a superação usando como um caminho a arte, requer mais do que força de vontade por parte do aluno,, no caso de Beethoven, sua genialidade já estava lá e não sucumbiu às dificuldades e encontrou na música o canal para comunicar-se e expressar emoção e sentimento de uma forma tão harmoniosa e diferente do que se esperaria de um jovem que era visto como limitado. E com "Gaby", ela, antes de ir para uma escola dentro dos padrões ditos "normais" passou por um aprendizado em escola especial o que lhe deu subsídios para sentir-se segura e capaz de competir em igualdade com as demais pessoas.

A arte como elemento de inclusão é uma importante ferramenta,sem dúvida, principalmente a música e a dança, onde a criança interage com outra, percebe que é observado, apreciado, e uma auto estima boa é garantia a um desenvolvimento mais pleno. A criança especial vê tudo com os olhos da alma, com emoção, mas o que observamos é que há poucas escolas preparadas para recebê-las, tanto no aspecto físico, quanto ao de recursos humanos, há muito que se fazer para que a inclusão ocorra de forma natural.
Há trabalhos sobre inclusão social e cidadania que encontraram na arte o caminho para conscientização e necessidade de aceitação com dignidade e respeito disponíveis em alguns sites, como: Som da rua: "três mulheres", documentário de 3min. http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1822

Som da rua:"Índios", documentário de 3 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário